Poluição, desperdício de recursos e condições sub-humanas da mão-de-obra nas empresas, passaram a influenciar o consumidor no processo de decisão de compra de um produto. Por outro lado, as empresas, não só por imposições legais aplicáveis, mas, também, por se sentirem sensibilizadas e motivadas, têm investido em processos e produtos que minimizam as consequências nefastas ambientais da produção e do consumo.
Nesta perspetiva, tem a EmotionPrint® procurado evoluir nesta linha de comportamento, fruto de várias decisões estratégicas, onde se incluem o avanço para a Certificação Ambiental e nos investimentos em equipamentos de reciclagem, assim como, na substituição de equipamentos libertos de efeitos poluentes. Estas decisões foram impulsionadas pela tomada de consciência dos seus órgãos sociais, pelo impacto que a produção/consumo pode gerar na sociedade. É considerado pois, como uma opção de gestão, agregar as questões da responsabilidade social como um dos aspetos fundamentais da sua atuação e intervenção.
No entanto, esta integração das preocupações sociais e ambientais nas tomadas de decisão diárias, não se esbatem somente nestes pontos. Muito mais vasta tem sido a sua amplitude. Este conceito globalizante estende-se por outras áreas bem distintas, tendo em conta a comunidade onde se encontra inserida e o ambiente onde procura movimentar-se e operar.
A EmotionPrint® tem, ao longo do seu percurso de vida, apoiado de forma sistemática, organismos e atividades de carácter social.
Mas a sua ação vai muito para além disso.
Ao longo do tempo, a empresa protocolou, articulou ou efetuou acordos de parceria, com várias entidades, onde se destacam:
Estes são alguns dos exemplos bem marcantes daquela que tem sido a filosofia e a intervenção social praticada.