Tal como é habitual, todos os anos, a Pantone escolhe uma cor que marca e dá o tom dos próximos 365 dias: A cor de 2022 é o Very Peri, um tom de violeta, que, segundo a empresa, combina a “tranquilidade constante do azul com uma infusão energética de vermelho” – para além de marcar um novo ano, marca uma nova etapa. Isto porque é a primeira vez que a empresa cria e fabrica uma nova cor, em vez que escolher uma já existente no seu arquivo colorido.
“A criação de uma nova cor pela primeira vez na história do nosso programa educacional de cores ” Cor do ano Pantone” reflete a inovação e transformações globais que estão a acontecer no mundo”, explica a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, na página da empesa.
“Foi muito importante para nós criar uma nova cor, porque agora temos uma visão muito nova do mundo”, explicou responsável à CNN. “É literalmente o mais alegre e o mais quente de todos os tons de azul”, acrescentou. “Por causa do tom vermelho, a cor introduz uma sensação fortalecedora de novidade. E novidade é o que estamos à procura.”
O ano de 2021, tal como anterior, foram muito marcados pela pandemia. A incerteza e a instabilidade foram também parte da força motriz para criar o tom de 2022: “Passámos por tantos desafios ao longo deste tempo, não sabemos o que vai acontecer de um dia para o outro”, corrobora, também à CNN, Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone.
Este ano, que está a terminar, as tonalidades escolhidas foram o amarelo e o cinzento (PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating) que procuraram capturar “a resiliência e o otimismo” demonstrados durante o primeiro ano da pandemia.
No seu site, a empresa garante que “o design digital ajuda a expandir os limites da realidade, abrindo as portas a um mundo virtual dinâmico, onde podemos explorar e criar novas possibilidades de cores”. “Esta cor simboliza o futuro”, defende Eiseman. “O tom tem um atitude alegre e uma confiança despreocupada, assim como um espírito criativo.”
Para que se chegue à cor do ano, os especialistas procuram as novas influências no entretenimento, nos filmes, em obras de arte, em artistas, na moda, no design, mas também no mundo ao seu redor. As inspirações podem também surgir nas novas tecnologias, no desporto e na media.
Este movimento já acontece há 23 anos, onde “a cor do ano da Pantone influencia o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, e decoração”.